sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Seminário da Nova Central debate tabela de categorias e enquadramento sindical


Diante da iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em abrir discussões com os representantes sindicais para construção de nova tabela de categorias profissionais, a Nova Central, juntamente com suas entidades filiadas, participam de Seminário nesta terça-feira (16/10) e quarta-feira (17/10), no auditório da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI), em Brasília.

A reunião teve o objetivo de esclarecer, orientar e sanar dúvidas às entidades, no sentido de construir uma nova atualização dos quadros das categorias econômicas e profissionais, da organização sindical brasileira, que servirá de referência para o reconhecimento de novas entidades.

O presidente da Nova Central e da CNTI, José Calixto Ramos deu boas vindas aos representantes das entidades filiadas à NCST, ressaltando sobre o papel importante que cada uma delas tem na construção de uma nova tabela de categorias profissionais. “Serão 2 dias de discussões que teremos para tentar contemplar todos os planos, evitando com isso, conflitos e perdas às categorias”, ressalta.


“Hoje é o dia de todos os segmentos se reunirem, e assistirem as apresentações referentes às propostas que foram enviadas. Além de analisá-las com uma dinâmica adequada e assim, possa o seminário ter um desdobramento importante na manutenção da estrutura sindical”, esclarece Moacyr Roberto Tesch, Secretário-Geral da Nova Central e Presidente da CONTRATUH.




A moderadora Elise Dalmaso, da empresa Matres Socioambiental, conduziu as atividades, explicando sobre a “Oficina” realizada, a “Programação” a ser seguida e o “Acordo de Boa Convivência” para que se tenha um bom resultado, o Seminário em questão. “Estou aqui para ajudá-los na condução das tarefas, e assim vocês possam encontrar um caminho mais adequado, desempenhando um grande papel social”, ressaltou.




Segundo Epitácio Antonio, Secretário Nacional das Categorias Diferenciadas da NCST; ao Apresentar as Categorias Diferenciadas, falou sobre o artigo nº 577, e da necessidade de um estatuto próprio para a categoria citada. “É por tudo isso que apresentei, que reforço a posição da nova central em defender as categorias diferenciadas”, enfatiza o secretário.






A apresentação da categoria do Turismo e Hospitalidade teve como expositor, Geraldo Gonçalves, Diretor Executivo da CONTRATUH que enfatizou ser este o momento de exercer a unicidade sindical, voltado para a defesa do trabalhador, privilegiando o coletivo. “Pretendemos resguardar o artigo 577 da CLT, e trabalhar pela unidade dos sindicatos”, defende.


Para falar da Apresentação da Proposta do Grupo Indústria, o Advogado da CNTI, Davi Conceição apresentou o enquadramento das atividades profissionais dos grupos “Trabalhadores na Indústria”, seguido pelo Diretor da Nova Central e representante da CNTTT, Luis Antônio Festino, que tratou da Proposta do Grupo Transporte Terrestre.


Durante o primeiro dia de Seminário, com a exposição dos enquadramentos propostos pelos segmentos, não houve discussões. As sugestões de inclusão foram feitas na plenária, desta quarta-feira (17/10), com a formação dos grupos de trabalho e o diálogo entre os segmentos.


Após ser definida as propostas, no último dia de reunião, os coordenadores do Seminário ficaram de elaborar o documento final de consenso das entidades filiadas à Nova Central, que será encaminhado, na próxima semana, ao Ministério do Trabalho e Emprego, para servir de referência no reconhecimento de novas entidades.

NCST (Raiana Costa/ Fotos: Kleber Willian)



Nenhum comentário:

Postar um comentário