quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Diretoria da Nova Central participa do Seminário sobre “Trabalho Infantil”


O Tribunal Superior do Trabalho (TST) realizou cerimônia de abertura do “Seminário Trabalho Infantil, Aprendizagem e Justiça do Trabalho”, na noite desta terça-feira (09/10), com participação do Presidente da Nova Central, José Calixto Ramos, a Diretora para Assuntos da Mulher e da Juventude da Nova Central, Sônia Maria Zerino, a Assessora Administrativa da Nova  Central/GO e Membro do Núcleo da Mulher Trabalhadora de Goiás, Zélia Nóbrega, representante da Nova Central de Minas Gerais, Silmônica Tocafundo  e a  Professora Tassia Maria  Lemos, Antropóloga e  Mestre em Educação.


O evento aconteceu na sede do TST em Brasília, com a participação da mesa de debate, composta pelo Presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Ministro João Oreste Dalazen, Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Ayres Britto, entre diversas autoridades do Judiciário, Legislativo e Executivo. A abertura ficou por conta de Kailash Satyarthi, ativista de direitos humanos da Índia e atuante no movimento global contra a escravidão e a exploração do trabalho infantil, sendo indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2006, que aproveitou a ocasião para falar sobre os desafios e perspectivas da erradicação do trabalho infantil.


“Este é um assunto de extrema importância para todos nós, por isso devemos acompanhar e participar de todas as possíveis discussões sobre o tema, pois trata-se do futuro de nossa nação”, lembra José Calixto Presidente da NCST, que já teve a oportunidade de  atuar como Ministro Classista do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

De acordo com o Presidente do TST, só no Brasil, dados do IBGE relativos a 2011, 3,6 milhões de crianças entre 5 a 17 anos trabalham. "Isso mantém o ciclo vicioso da miséria", disse Dalazen.

"Os problemas futuros dos nossos filhos são nossos erros de hoje", concluiu o presidente do TST.
O seminário, que iniciou suas atividades na noite desta terça-feira (09/10), com cronograma previsto para explanação de 7 Painéis de debate ao longo do Seminário, encerrará as Conferências na quinta-feira (11/10), com o tema: “Experiências de Inclusão Social de  Crianças e Adolescentes Pela Educação” e a Conferência: “Boas Práticas e Desafios no Desenvolvimento Profissional dos Adolescentes”.
Foto: Aldo Dias (TST)

Nenhum comentário:

Postar um comentário