terça-feira, 3 de julho de 2012

COPA DO MUNDO DEVE EMPREGAR 60 MIL VIGILANTES

Os vigilantes privados terão um papel fundamental na segurança da Copa do Mundo de 2014. Serão eles os primeiros responsáveis pela proteção de atletas e torcedores nas arenas do Mundial, nos centros de treinamentos de seleções e nos hotéis credenciados pela Fifa.
Vigilantes em treinamento (foto divulgação)

Por tudo isso, a Copa do Mundo será uma grande oportunidade de emprego para esse tipo de trabalhador. Segundo o próprio Comitê Local Organizador da Copa (COL), pelo menos 60 mil vigilantes devem ser contratados para o Mundial. Para conseguir uma dessas vagas, entretanto, a exigência será grande.
Todos que quiserem trabalhar no Mundial, assim como nas Olimpíadas de 2016, terão de passar por um curso específico sobre segurança de megaeventos esportivos, que está sendo estruturado pela Polícia Federal (PF). No curso, os seguranças terão aulas sobre como lidar com grandes públicos e o que fazer para proteger multidões. Também terão instruções sobre como trabalhar em conjunto com as forças oficiais de segurança para que toda a ação esteja coordenada na Copa do Mundo.
O curso para segurança em megaeventos terá cerca de 50 horas-aulas e será ministrado em centros de formação habilitados pela PF. A grade curricular ainda não definida, por isso as matrículas ainda não estão abertas. Quando estiverem, devem custar cerca de R$ 250.

PREPARAÇÃO / REQUISITOS
Para deixar o profissional pronto para uma função tão importante, a policia federal vai criar um curso de seguranças para grandes eventos. O custo deve ser de R$ 150 por 50 horas-aula. Será necessário já ter feito o curso básico de vigilantes, estudado até o 5º ano do ensino fundamental e não ter antecedentes criminais.  A idade mínima é de 25 anos.
- Dentro dos estádios e nas imediações, a FIFA exige que a segurança seja feia por vigilantes privados. Fora desse espaço é que entra a segurança publica (policia, guarda municipal, etc.) – explica Antonio Carlos de Oliveira, vice-presidente do sindicato dos vigilantes do Estado do Rio de Janeiro (SINDVIG-RIO)

REQUISITOS PARA A VAGA
> Ter no mínimo 25 anos;
> Não ter antecedentes criminais;
> Passar por avaliação psicológica;
> Passar por exame médico;
> Ter curso de formação de vigilante
> Ter curso de extensão para segurança em grandes eventos;

Fonte: Sindvig RIo de Janeiro/RJ

Visite o Site do Sindvig Rio:  http://www.sindvig.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário