quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Segurança: Vigilantes despreparados para o mercado de trabalho.




Segurança: Vigilantes despreparados para o mercado de trabalho.
Na minha última reciclagem, em pleno sábado às 14:00h, dia da minha folga, após o instrutor ter inutilizado todo o tempo falando de assuntos que para nada contribuem para preparação de um Profissional Vigilante, o mesmo começou a fazer diversas críticas a nossa Categoria Profissional e a postura do Vigilante. Neste momento o pedi a palavra e falei que a verdade é que a culpa da postura inadequada do vigilante é das Empresas de Segurança e dos Cursos de Formação.
Falei que Ele jamais conseguiria passar todas as instruções previstas para reciclagem de um vigilante, como: Defesa física de instalações, Direito penal, Prevenção e Combate a incêndio, Primeiros socorros, Armamento, Munição, Tiro e Defesa pessoal, em dois dias ou mais precisamente em dezesseis horas de aula.
Empresas de Segurança:
· Não investem na capacitação de seus profissionais.
· Não retiram o vigilante da escala de serviço para que este faça sua reciclagem durante cinco dias, sendo estes remunerados.
· Algumas Empresas se recusam a pagar as passagens e as refeições referentes aos dias da reciclagem..
É impossível um profissional prestar um serviço de qualidade quando está abalado por sofrer assédio moral e ainda com salário e benefícios atrasados.
Cursos de Formação de Vigilantes:
· Entregam nas mãos de instrutores despreparados a responsabilidade de formar e reciclar homens e mulheres que protegerão o patrimônio, e o que há de mais importante no mundo:
A vida.
· Lotam salas de aula com mais de cinqüenta alunos, sendo impossível para o instrutor dar atenção a todos. “A maioria dos cursos não tem estrutura para receber tal quantidade de alunos diariamente.”
· Colocam a disposição dos alunos armamentos em péssimas condições para o uso.
Armas desmontam nas mãos dos alunos. “Seria cômico se não fosse trágico, isso aconteceu a minha penúltima reciclagem.”
Não tendo como se defender, o instrutor começou a enrolar com uma instrução de Direito Penal. Mas não conseguiu. Parou e voltou a falar de assuntos que de nada contribuem para formação de Vigilante.
No domingo às 13:00 h , após o tiro fomos liberados e como eu esperava não foram ministradas todas as instruções previstas em lei.
“Espero que algum dia estes donos de Empresas e de Cursos de Formação, possam ir além de pensar em lucrar, possam valorizar e respeitar o Profissional Vigilante.”
Alex Vigilante
Empresa prestadora de serviço para um Banco do Governo Federal.
alexcampolindo76@hotmail.com
www.alexvigilanterj.blogspot.com

2 comentários:

  1. Eu acho uma humilhação um vigilante tomar conta de um patrimonio no caso banco. aonde entra bihlões de reais. e colocando a vida em risco pra ganhar 820,00.alem de tambem não ter um plano de saude,um tikte de alimentação di merda.hoje eu me sinto vergonha di ser um vigilante:e não indico a ninguem a entrar nessa furada?????????????????????????????????????????

    ResponderExcluir
  2. Já trabalhei como vigilante,e não via nenhuma oportunidade de crescimento. Para fazer algum curso complementar para crescer,a empresa não facilita horário e nada.Inspetor de segurança, só pega quem vem de fora.Não via a hora de sair dessa área. Consegui estudar, e entrar na GCM (Guarda Civil Metropolitana).Quando saí de lá, as condições de postos e salários tinham melhorado um pouco.Não dei sorte.Pensei em voltar para essa área (vigilante), mas, parece que continua do mesmo jeito.Já tenho 45 anos, se as experiências anteriores ajudassem; e as empresas reconhecessem, poderia voltar.

    ResponderExcluir