quarta-feira, 14 de novembro de 2012

VIGILANTES QUEREM 100% NOS FERIADOS



Com data base em março, os vigilantes do Rio e empregados em empresas de segurança, fizeram assembleia nesta terça-feira (13/11), na sede do Sindicato, Rua André Cavalcanti nº 126, Centro, para definir a pauta de reivindicações da categoria na Convenção Coletiva de 2013. Ficou decidido que os trabalhadores vão exigir na Convenção a Hora Extra de 100%, conforme 
decisão recente do Tribunal Superior do Trabalho que determina hora dobrada aos vigilantes que trabalham em dias de feriado. Os vigilantes querem também que o cálculo da hora fique condicionado a jornada de 180 horas mensais em vez das 220 atuais. Aprovada essa mudança, haveria um aumento no pagamento da hora extra do vigilante já no ano que vem.

Não houve consenso quanto ao percentual de reajuste. O Sindicato dos Vigilantes do Rio vai esperar que os outros 11 sindicatos filiados à Federação façam as assembleias em seus municípios, objetivando tirar uma pauta única que será encaminhada ao sindicato das empresas de segurança.

Este ano, os trabalhadores da segurança privada tiveram 7% de reajuste e piso de R$ 1.053 com risco de vida. “Ano que vem pretendemos avançar muito mais nas negociações, sobretudo porque teremos a Copa das Confederações e, em 2014, a Copa do Mundo da FIFA”, diz Fernando Bandeira, presidente do Sindicato dos Vigilantes do Rio. Amanhã, quarta-feira, a assembleia será na subsede de Campo Grande, também às 8:30h (Rua Albertina nº 70).

Outra reivindicação é o aumento da punição às empresas que desrespeitam direitos dos trabalhadores, como o pagamento de salários e benefícios até o 5º dia útil do mês. “Além dos baixos salários, os vigilantes reclamam que muitas empresas costumam atrasar o pagamento, sem, entretanto, receber uma punição que pese no bolso da empresa”, conta Antônio Carlos Oliveira, vice-presidente do Sindicato.

Fonte: Sindvig Rio


Nenhum comentário:

Postar um comentário