quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Campinas/SP: Uso de celular em agência deve ser autorizado pelo gerente, propõe prefeitura. Sindicato é contra


A prefeitura de Campinas enviou projeto de lei à Câmara de Vereadores, no último dia 23, que altera a atual legislação sobre a proibição do uso de celular dentro das agências. O Executivo municipal quer liberar o uso dos aparelhos em situações de urgência e emergência. Caso seja aprovado, o projeto determina que os usuários possam fazer as ligações de emergência ou de extrema necessidade, desde que comuniquem
à gerência da agência. O projeto de lei da prefeitura revoga duas leis em vigor: a referente à citada
proibição de uso de celular dentro das agências e a que obriga as agências a instalarem bloqueadores de sinais de todas as operadoras.
O Sindicato não concorda que a determinação para uso de celular dentro da agência seja uma atribuição do bancário. “Somos contra porque o papel do bancário dentro da instituição é bem definido; ou seja, atendimento, pagamento, recebimento e venda de produtos. A segurança, diga-se de passagem, é realizada por profissionais especializados, que são os vigilantes, conforme determina a legislação específica. Não cabe
ao bancário, que trabalha em ritmo acelerado, intenso, ser penalizado com mais essa atribuição.
Aliás, bancário não é fiscal. A prefeitura, ao propor a mudança na lei, deveria criar instrumentos de fiscalização e punição”, avalia o presidente do Sindicato, Jeferson Boava.
Segundo ele, a segurança nas agências é uma prioridade do Sindicato. “Porém, ninguém nos procurou para debater. E, curiosamente, o projeto de lei nº 387/11, que trata da instalação de novos dispositivos de segurança nas agências, de autoria do então presidente da Câmara de Vereadores de Campinas, Pedro Serafim (atual prefeito), aprovado em primeira votação no dia 14 de dezembro do ano passado, aguarda a segunda votação desde fevereiro último”.


Sindicato apresenta projeto:

O projeto do hoje prefeito Pedro Serafim, em tramitação na Câmara, tem como base o modelo elaborado pela Contraf-CUT em parceria com a Confederação dos Trabalhadores Vigilantes (CNTV), apresentado pelo Sindicato no dia 28 de julho de 2011.
Esse modelo de projeto, cabe destacar, foi apresentado pelo Sindicato aos vereadores e/ou prefeitos das 37 cidades que compõem a base do Sindicato, desde o lançamento da Campanha por Mais Segurança nos Bancos, em abril do ano passado. Em sete delas, o projeto foi aprovado pelos vereadores; em três, já é lei. “A questão da segurança permanece aberta. Inclusive vamos procurar os eleitos para retomar o debate e exigir celeridade na votação dos projetos de lei apresentados”, avisa Jeferson Boava.

Comando e Fenaban debatem projeto-piloto:

O Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban se reúnem nesta quarta-feira, dia 7, para discutir o projeto-piloto de segurança bancária, conquistado na Campanha dos Bancários deste ano. Com o objetivo de prevenir assaltos e sequestros, o projeto-piloto será implantado nas cidades de Recife, Olinda e Jaboatão, no Estado de Pernambuco.
Fonte: Sindicato dos Bancários
de Campinas e Região

Nenhum comentário:

Postar um comentário