terça-feira, 11 de setembro de 2012

Tarifa de luz mais barata vai reduzir custos e gerar empregos:

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou que a tarifa de energia mais barata terá um grande impacto na economia, reduzindo custos, gerando empregos e melhorando a qualidade de vida da população. De acordo com o ministro, as indústrias terão redução de custo de até 28%. Para o consumidor residencial, a redução será de 16,2%. Lobão explicou que a tarifa mais barata é resultado da redução de encargos embutidos na conta de luz e da renovação de contratos de concessão. Veja abaixo a apresentação feita pelo ministro nesta terça-feira (11) durante cerimônia de anúncio de redução do custo de energia, no Palácio do Planalto.

Medidas de estímulo à economia vão garantir uma década de crescimento, afirma Dilma

A presidenta Dilma Rousseff afirmou nesta terça-feira (11) que a redução da tarifa de energia para consumidores residenciais e industriais, combinada com as medidas de estímulo à economia já anunciadas pelo governo, tais como desonerações para o setor produtivo, garantirá uma década de crescimento ao país. Segundo ela, as medidas também têm como objetivo tornar o Brasil mais competitivo.
“Temos atuado para tornar a carga tributária brasileira menor e mais racional. Já realizamos desonerações expressivas que montam a bilhões de reais. E destaco, sobretudo, aquelas relativas à folha de pagamento (…) Eu tenho certeza que combinado com outros processos, a sinergia disso vai garantir para o país uma década de crescimento”, disse.
Ao discursar durante cerimônia de anúncio de redução do custo de energia, no Palácio do Planalto, Dilma disse ainda que o país não corre o risco de passar novamente por um período de racionamento de energia elétrica.
“Quando eu me tornei ministra de Minas e Energia do governo do presidente Lula, nós tínhamos um país com sérios problemas de abastecimento de energia que amargaram oito meses de racionamento, que resultaram em grandes prejuízos para as empresas (…) Nós tivemos que reconstruir este setor, que é fundamental para qualquer estratégia de desenvolvimento, e até de sobrevivência de uma nação, que é o setor de energia. (…) Sem sombra de dúvida, nós eliminamos o risco de racionamento e criamos as condições para os investimentos”, disse.

Redução no preço da energia poderá ser ainda maior, afirma presidenta Dilma

Vídeo: Redução no preço da energia poderá ser ainda maior, afirma presidenta Dilma

A presidenta Dilma Rousseff afirmou nesta terça-feira (11) que a redução na tarifa de energia para consumidores residenciais e industriais poderá ser ainda maior que os percentuais já anunciados. Na última quinta-feira (6), em pronunciamento, a presidenta disse que no início de 2013 os consumidores residenciais terão redução média de 16,2%, e as indústrias, de até 28%. Dilma afirmou que após a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) concluir estudo sobre os contratos de distribuição de energia, a redução na tarifa poderá ser ampliada.
“A partir do início de 2013, os consumidores residenciais vão ter sua conta de luz reduzida em 16,2% e os industriais, entre 19% e 28%. Essa reduções que eu me referi poderão ser ainda maiores quando a Aneel concluir os estudos, em março, e apresentá-los numericamente no que diz respeito aos contratos de distribuição que vencerão entre 2016 e 2017. Portanto, estes números são números que me permitem dizer que eu não estou cometendo nenhum exagero ao afirmar que nós estamos tomando uma medida histórica”, disse.
A presidenta disse que governo vai antecipar a renovação das concessões das empresas de geração de transmissão e distribuição de energia que venceriam até 2017 e assim assegurar, já em 2013, uma redução de custos. Segundo ela, a renovação permitirá retorno para o consumidor dos investimentos que foram financiados por ele. E as concessionárias, de acordo com a presidenta, ao serem indenizadas pelos investimentos ainda não amortizados, vão dispor de um capital livre que lhes permitirá condições muito melhores de investimento.
“Em suma, a renovação das concessões de geração, de transmissão e distribuição, nos termos que estamos fazendo, beneficia a todos sem exceção. E as tarifas de energia vão diminuir, também, graças à decisão do governo de reduzir os encargos que hoje incidem sobre a conta de luz de todos os brasileiros, e também, por aportes que o Tesouro Nacional fará ao sistema para financiar políticas de atendimento a parcelas específicas da população mais carente”, afirmou

Nenhum comentário:

Postar um comentário