terça-feira, 4 de setembro de 2012

Chega ao fim 1ª etapa do “Ciclo de Debates" no estado de Minas Gerais


Nesta sexta-feira (31/08), foi o dia destinado aos debates e exposições de temas importantes no “Ciclo de Debates” de Araxá. Para anunciar a composição das mesas, o Presidente interino do Sindicato dos Detetives de Polícia do Estado de Minas Gerais (Sindetipol/MG), Valério Valente, deu prosseguimento aos trabalhos.
Na composição da 1ª mesa sobre “Procedimentos para Registro Sindical Junto ao MTE” esteve: Antônio da Costa Miranda, Presidente da NCST/MG, Naara Augusta, Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Divinópolis e Região, e o palestrante; Agilberto Seródio, Advogado especialista em Direito Sindical e Assessor Jurídico da Nova Central, Contratuh e CNTTT.
Na seqüência, João Domingos, Presidente da CSPB e Diretor Financeiro da Nova Central fez uma explicação minuciosa sobre o “Estado Social de Direito”. “Estou levantando este questionamento não é para que possamos construir um estado social de direito ou destruir o estado liberal de direito; muito mais para que haja reflexão sobre o real objetivo e propósito do homem aqui na terra. Seria um desígno de ser feliz e não apenas consumir? Que prevaleça então o interesse da comunidade e não individual. Que todos busquem a vida com qualidade em detrimento da sobrevivência, e a reconstrução do homem em troca da valorização da mercadoria seja permanente” finaliza João Domingos.

Na segunda parte do debate, compondo a mesa sobre “Assédio Moral” estava: Wilson Avelino, Presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro, Bares, Restaurantes e Similares, Turismo e Hospitalidade de Curvelo; Kátia Ferreira, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Ibiá, e a palestrante Yamara Martins, Administradora Formada pela PUC-SP, Docente Universitária na área de Administração de Pessoas e Gestora Estratégica; Pós Graduada na Gestão de Pessoas e Mestrando na área de qualidade de vida.
Para a especialista, o assédio moral contribui para o fracasso de todos. Nem a empresa nem os trabalhadores envolvidos (assediador / assediado) ganham, pois freqüentemente a produção é menor e de pior qualidade, sendo com isso maior o índice de erros e os acidentes de trabalho aumentam. Além disso, a empresa perde muito dinheiro em indenizações, e o prestígio quando algum caso vem a público. “O assédio moral consiste em uma perseguição psicológica, que expõe os trabalhadores a situações repetitivas e prolongadas de humilhação e constrangimento. Por isso precisamos resgatar essas pessoas, tirá-las desta situação. Temos que ser solidários”, explica.
Para encerra a 1ª etapa do “Ciclo de Debates” de Araxá, Vanderley Camargo, Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Sacramento, Milane Borges, representante do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias da Construção Pesada de Minas Gerais; e 2 expositores: Marcelo Domingues, Gestor Previdenciário do Instituto da Previdência Municipal de Passo Fundo –RS e Administrador de Empresas, juntamente com Mário Henrique, também Gestor da Previdência do Instituto da Previdência Municipal-RS fizeram um apanhado geral sobre o que é, como funciona, as conseqüências na vida da sociedade e as mudanças que estão por vir com a Previdência Social, tanto do Setor Público,quanto do setor Privado. “Os jovens, no futuro, irão custear a aposentadoria dos idosos, pois o fator previdenciário daqui um tempo poderá até acabar, porém o tempo de contribuição e a idade para se aposentar serão elevados sem dúvida alguma”, enfatiza Marcelo Domingues.
O presidente da NCST/MG, Antônio Miranda encerrou falando sobre o orgulho de receber o “Ciclo de Debates” em sua região, e sobre a importância das questões abordadas ao longo do debate, “A informação é nossa arma para buscarmos nossos direitos no futuro, e assim olharmos o que queremos a partir do que já temos. Estou muito feliz com o sucesso que alcançamos com este debate de alta qualidade em Minas Gerais”, disse.
Os Próximos eventos do “Ciclo de Debates” no estado de Minas Gerais já foram pré-agendados para:
-20 e 21 de setembro: Juiz de Fora;
-25 e 26 de outubro: Montes Claros;
-21 e 22 de Fevereiro (2013): Varginha;
-21 e 22 de Março (2013): Governador Valadares;
-25 e 26 de Abril (2013): Belo Horizonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário