Estamos passando por um momento favorável, havendo contratações em todas as regiões do Brasil. Mesmo diante do mercado de trabalho aquecido, e com a falta de mão de obra qualificada, nos deparamos com candidatos demitidos com freqüência e com muita dificuldade de progredir na carreira. Qual o problema desses profissionais?
Uma pesquisa da revista Você S/A mostra que:
Ò 61 % dos profissionais acreditam que perdem seus empregos por problemas de atualização, conhecimento e habilidade técnica ou por falta de experiência.
Ò 87% das organizações demitem profissionais por causa das atitudes, temperamento, falta de garra e pela maneira como se relacionam com as pessoas da empresa.
Os problemas comportamentais dos funcionários, como se pode perceber, são as principais causas das demissões nas empresas. Ou seja, não adianta ter cursado a melhor faculdade, ter várias qualificações, falar 03 idiomas, se você tiver péssimas atitudes.
O profissional precisa ter a consciência que só um bom currículo não garante uma carreira de sucesso. Dificuldades como não possuir bom relacionamento com a equipe, não cumprir prazos estipulados, se atrasar freqüentemente dentre outros demonstram a falta de comprometimento com a empresa.
Principais comportamentos que prejudicam a carreira:
- Não aceitar críticas
- Não cumprir prazos e tarefas
- Ser o dono da verdade
- Chegar atrasado nos compromissos
- Instabilidade de humor
- Fazer fofocas
- Descomprometimento com a empresa
- Não saber se relacionar com colegas
Muitas pessoas quando vêem que as coisas estão dando errado, têm muita dificuldade em assumir a culpa pelos seus erros e acabam jogando para os outros. Em suas cabeças, imaginam que nunca podem errar e que o erro pode levar a demissão, acabando assim passando a responsabilidade aos outros, como o subordinado, o gerente, e assim por diante. Isto pode ser um dos principais fatores que podem destruir sua carreira. Assumir os próprios erros, buscando melhorar cada dia mais é mais louvável do que esconder e culpar os outros, pois a mentira um dia aparecerá e assim o estrago poderá ser enorme!
Outro grande erro é trabalhar focando apenas nos nossos interesses esquecendo-se de trabalhar pensando também no bem da empresa e dos colegas de trabalho, focando não só no crescimento pessoal, mas na corporação como um todo.
Há competências básicas que devem fazer parte da rotina de cada um em seu trabalho:
- Pontualidade
- Flexibilidade
- Trabalho em equipe
- Ser pró-ativo
- Ética
- Idoneidade
- Respeito
- Responsabilidade
Desenvolver estas e outras competências depende do esforço e força de vontade de cada um em crescer e ter sucesso na carreira. Para começar a desenvolvê-las é necessário estarmos atento às nossas falhas, abertos a críticas e sempre buscar aprimoramento. Há trabalhos importantes que podem auxiliar neste processo como auto-avaliação, coaching, orientação psicológica focada na carreira, cursos e treinamentos de relacionamento.
Para fazer uma auto-avaliação inicie perguntando a si mesmo: Como está sendo minhas atitudes perante meus pares, chefes, subordinados, parceiros de negócios e clientes? Estas atitudes podem estar prejudicando minha relação com estas pessoas e influenciando de forma negativa no meu desenvolvimento profissional?
Nunca é tarde para mudar, avalie seu comportamento, não tenha medo de procurar ajuda, mude seus atitudes e plante sementes para o seu crescimento profissional.
Fonte: Blog Ana Maria Tardelli
Psicóloga formada pela Universidade Estadual de Maringá. Especialista em Psicologia Clínica Psicanalítica e Psicologia Hospitalar. Especializanda em Gestão Estratégica de Empresas. Atualmente é Consultora de RH (recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento de pessoas, avaliação psicológica) e Psicóloga Clínica, realizando atendimento à adultos, adolescentes e crianças. Atua como consultora na WAALC Recursos Humanos (www.waalc.com.br) e na Clínica Reflexão, localizada na Rua Néo Alves Martins, 3176 sala 152 – Maringá-PR. Contato: (44) 9962-2231. Email: anamariatardelli@hotmail.com
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