terça-feira, 20 de março de 2012

Vigilantes decidem manter greve:





Jornal POVO DO RIO 20/03/2012

Colaboração de Tamiris Rodrigues


A greve dos vigilantes deflagrada em todo o Estado d
esde o dia 12 ainda não tem data para terminar. A decisão para a permanência da paralisação ocorreu ontem em, assembléia na Candelária, Centro do Rio.


A primeira audiência de conciliação das partes será realizada hoje, às 14h, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Vigilantes e Empregados em Empresas de Segurança (Sindvig),

Antonio Carlos Silva, o que contribui para a permanência da greve foi a ausência do sindicato patronal na reunião que seria realizada no último domingo.

"Ontem (domingo) aconteceria uma reunião para tentarmos um acordo, mas o sindicato patronal não compareceu. Decidimos então que a greve permanecerá por tempo indeterminado." Na última quarta-feira a proposta feita pelo sindicato patronal foi rejeitada pela categoria. Ela oferecia um ganho real de salário de 2,38% e redução no valor do risco do vigilante. Segundo Antonio Carlos, o valor não agradou à categoria, que reivindica um reajuste salarial de 10% acima da inflação, além do reajuste do ticket de refeição de R$8,85 para R$ 16,50, os 30% do risco de vida, que hoje é de apenas 8%, e assistência médica para os vigilantes e os dependentes.



Parecer da PF impede abertura de agências bancárias com efetivo reduzido

De acordo com sindicato dos vigilantes, um parecer da Polícia Federal impediu agências bancárias que estiverem com o efetivo incompleto de funcionar. Isso fez com que muitas fechassem com receio de interdição da PF. Consultada por uma rede de bancos, a Coordenadoria Geral de Controle de Segurança Privada da Polícia Federal, em Brasília, emitiu parecer determinando que as agências bancárias, cujos vigilantes estão em greve no Rio, só poderão funcionar se tiverem o número de vigilantes suficientes previstos no plano de segurança bancária, conforme estabelece a portaria n° 133 da Diretoria Geral do órgão baseada na Lei Federal 7.102/83. O parecer contraria liminar da desembargadora Mery Bucker Caminha do TRT/RJ, concedida ao Sindicato das Empresas de Segurança do Rio, determinando que uma agência bancária pode funcionar com apenas um vigilante. O parecer da PF em Brasília diz ainda que durante a greve os vigilantes poderão ser substituídos por policiais militares nas agências bancárias."

De Norte a Sul do estado cresce o número de pessoas que procuram as casas lotéricas para pagar suas contas devido ao fechamento de mais de 600 agências bancárias.

Em Nova Iguaçu os 38 bancos da cidade estão fechados e três bancos foram interditados no Centro pela Polícia Federal porque insistiam em funcionar com apenas um vigilante. Em Macaé agências que estavam funcionando com um agente também foram obrigadas a fechar sob pena de serem multadas. Já no Sul Fluminense, que compreende 17 municípios, todos os bancos estão fechados porque não há vigilantes para fazer a segurança de clientes e funcionários.

No Rio, a maioria dos bancos que insiste abrir com apenas um vigilante ainda não foi fiscalizada pela PF. Na capital, a adesão à greve é de 40% a 50%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário