sábado, 17 de março de 2012

GREVE DE VIGILANTES FECHA AGÊNCIAS EM TODO ESTADO


A greve dos vigilantes atinge seu 5° dia com 80% dos bancos fechados em todo estado. Em Campos, São Fidélis e Santo Antônio de Pádua, no Norte Fluminense, cerca de 60 agências fecharam as portas por falta de segurança. Apenas os caixas eletrônicos foram liberados para não prejudicar a população. Em Macaé e Região dos Lagos 32 bancos continuam fechados desde o início da greve na última segunda-feira, dia 12. Já na Região Serrana, 27 bancos não funcionaram porque os vigilantes aderiram ao movimento grevista. Os vigilantes querem 10% de reajuste, tíquete refeição de R$ 16,50 e os 22% restantes de Risco de Vida (de um total de 30%) divididos em 2 parcelas de 11%, além de plano de saúde para titulares e dependentes.


Também cruzaram os braços os vigilantes de Nova Iguaçu, Caxias, Belford Roxo e Queimados na Baixada, totalizando 80 agências fechadas, provocando um reforço da Polícia Militar na região dos bancos. Entretanto, o auto-atendimento está liberado pelos grevistas. No Centro de Nova Iguaçu a Polícia Federal interditou três agências do Itaú que insistiam em funcionar com apenas um vigilante, o que é proibido por lei. As lotéricas começam a ficar sobrecarregadas com o público que antes pagava suas contas nos bancos.

No Centro do Rio, Zona Oeste e Zona Sul muitas agências funcionaram internamente com um vigilante, deixando de atender os clientes. Com objetivo de proteger usuários e funcionários, o Sindicato do Rio solicitou à Delegacia de Controle de Segurança Privada da Polícia Federal que fiscalize e interdite os bancos que atendem os clientes sem cumprir o plano de segurança bancária previsto na Lei Federal 7.102/83.
No Sul Fluminense houve 100% de adesão com agências bancárias de 17 municípios fechadas, entre elas as de Volta Redonda, Barra Mansa, Resende, Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Parati, Pinheiral, Piraí, Mendes, Porto Real, Quatis, Rio Claro, Angra dos Reis, Valença e Rio das Flores.


Neste domingo haverá reunião entre os trabalhadores e os donos das empresas de segurança para retomar as negociações. Na segunda-feira, toda categoria está convocada para uma assembléia geral na capital, Baixada e interior do estado, às 7 h, para decidir os rumos do movimento. No Rio, os vigilantes se reúnem na Candelária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário