sábado, 15 de setembro de 2012

Passeata em Curitiba marca ato por redução da carga tributária

Feirão do Imposto também fez exposição de produtos com os porcentuais de imposto embutidos do preço repassado ao consumidor


Uma passeata realizada na manhã deste sábado (15), no Centro de Curitiba, pediu a redução da carga tributária que incide sobre os principais produtos consumidos diariamente pelo brasileiro. A manifestação fez parte da décima edição do Feirão do Imposto, realizado pela Associação Comercial do Paraná (ACP). Segundo a organização do evento, mais de 400 pessoas participaram do ato.

A caminhada começou na sede da ACP e seguiu pelo calçadão da Rua XV de Novembro, até a Boca Maldita. Lá, uma barraca foi montada, com uma exposição de mercadorias, explicitando o porcentual de impostos que incide sobre os produtos. Alguns itens, como água mineral (44% de impostos) e açúcar (32%), estão entre os maiores vilões do consumo básico. A exposição contou ainda com uma bomba de gasolina, para ilustrar que as taxas embutidas no preço deste combustível chegam a 50%. Um "burro" foi eleito o mascote do evento.
Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), dentre os 30 países com a maior carga tributária, Brasil é o que menos repassa em serviços para a população. No dia 29 de agosto, o “impostômetro” instalado em frente ao prédio da ACP bateu a marca de R$ 1 trilhão em arrecadação de impostos federais, estaduais e municipais. O valor foi alcançado com 15 dias de antecedência em relação a 2011. A previsão para o fim do ano é que a marca ultrapasse facilmente R$ 1,5 trilhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário