sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Governo quer reduzir pela metade número de mortes no trânsito até 2020


Presidenta Dilma Rousseff discursa durante cerimônia alusiva à Semana Nacional do Trânsito 2012. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR


A presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje (21), ao lançar campanha permanente pela redução de acidentes de trânsito, que promover a paz nas estradas brasileiras é um compromisso do governo. Vestindo uma camisa com o rosto de Rafael Mascarenhas, filho mais novo da atriz Cissa Guimarães, que morreu atropelado há dois anos, Dilma homenageou todas as mães que perderam filhos no trânsito.
“Eu queria iniciar cumprimentando a Cissa Guimarães. Eu estou aqui com a camisa do Rafael porque eu quero iniciar homenageando todas as mães, todos os pais, todos os parentes que sofreram perdas como a da Cissa. São perdas irreparáveis (…) Juntos podemos fazer do trânsito uma oportunidade de exercitar nossa solidariedade e nossa prudência. Nossa cidadania e nosso respeito a esse bem que todos nós sabemos que é o mais precioso de todos, que é a vida”, afirmou.

O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, afirmou que a meta do governo ao lançar a campanha é reduzir pela metade o número de mortes por acidentes de trânsito no Brasil até 2020. Em 2010, 42.844 pessoas morreram nas estradas e ruas do país.
“Derrubar à metade o número de mortes significa salvar a vida de 21 mil pessoas a cada doze meses. Não podemos desperdiçar nosso futuro, desperdiçar tantas vidas. Nossas estradas não podem ser ralos por onde escoa a vida (…) Eu tenho certeza que [com a campanha] vamos alcançar os resultados”, disse o ministro.
Cissa Guimarães pediu penas mais severas para quem descumpre as leis de trânsito e disse esperar que a campanha lançada pelo governo promova uma mudança de comportamento na sociedade. O ex-piloto de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi afirmou que a estatística de acidentes de trânsito no Brasil é assustadora e por isso o lançamento da campanha representa um dia histórico para o Brasil. Segundo ele, a campanha vai deixar um legado para as próximas gerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário