quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Cinco vigilantes mortos neste 1º Semestre




Outro diagnóstico da violência nos bancos é a pesquisanacional sobre mortes em assaltos envolvendo bancos, elaborada pela Contraf-CUTe CNTV a partir de notícias da imprensa, com apoio técnico
do Dieese.
No primeiro semestre de 2012, o levantamento apurou ao ocorrência de 27 assassinatos, média de quatro vítimas fatais por mês, um aumento de 17,4% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 23 mortes.
São Paulo (6), Rio de Janeiro (4) e Bahia (4) foram osestados com o maior número de Mortes em assaltos envolvendo bancos casos. A principal ocorrência foi o crime de"saidinha de banco", que provocou 14 mortes. Já a maioria das vítimas foram clientes (15), seguido de vigilantes (5), transeuntes (3), policiais (3)e bancário (1).


"Entra ano, sai ano, e muitas pessoas continuam morrendo em assaltos envolvendo bancos, o que é inaceitável no setor mais lucrativo do país. Isso comprova o enorme descaso e a escassez de investimento dos bancos na proteção da vida de trabalhadores e clientes, bem como revela a fragilidade da segurança pública diante da falta de mais policiais e viaturas nas ruas e de ações de inteligência para evitar ações criminosas", afirma o  presidente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro.
"Esses números são assustadores e reforçam anecessidade de atualizar a lei federal nº 7.102/83, que se encontra defasada diante do crescimento da violência e da criminalidade. Precisamos de um estatuto de segurança privada com medidas eficazes e equipamentos adequados de prevenção para garantir a proteção da vida, eliminar riscos e oferecer segurança para trabalhadores e clientes", salienta Boaventura.
Fonte: CNTV/Contraf/CU

Nenhum comentário:

Postar um comentário