domingo, 28 de agosto de 2011

Municípios aprovam projetos de combate ao golpe “saidinha de banco” inspirados em proposta da CNTV e Contraf-CUT:



Em 2010 a CNTV e a CONTRAF-CUT apresentaram modelo de projeto de lei municipal de combate ao golpe conhecido como saidinha de banco.
Além de ser uma forma de combater a violência nas proximidades dos bancos, as duas entidades também tiveram a preocupação de garantir mais segurança para os clientes, uma vez que as vítimas desses golpes são os usuários do sistema financeiro.
Desde a apresentação do modelo de projeto, vários municípios brasileiros já criaram
suas leis para melhorar a segurança bancária.
A proposta apresentada pela CNTV e CONTRAFCUT consiste em estabelecer a instalação da porta de segurança com detectores de metais em todos os acessos destinados ao público, câmeras de filmagem em tempo real fora do local monitorado e vidros blindados nas fachadas. O modelo de PL também prevê a instalação de divisórias individualizadas nos caixas e terminais de autoatendimento entre a fila de espera e os caixas, objetivando garantir a privacidade dos clientes, impedindo que suas transações sejam observadas por terceiros.
O modelo também defende que esses biombos possam ser controlados pelos vigilantes e câmaras de filmagem.
Apesar de vários projetos serem apresentados, muitos em tramitação nas Assembleias
Legislativas ou já aprovados, e que viraram leis municipais, ainda estamos longe de atingir a totalidade de municípios e a CNTV orienta as entidades sindicais para que procurem os vereadores dos municípios de seus estados para apresentar nosso modelo
de projeto, lembrando que a violência está chegando a todas as cidades brasileiras,
independentemente do tamanho da mesmo e do número
de habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário