quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Nova Central promove encontro de mulheres dos estados do Pará e Amapá

A Nova Central Sindical de Trabalhadores PA/AP realizou na última sexta-feira 21 de setembro 2012, o 2º Encontro de Mulheres Trabalhadoras da NCST-PA/AP, no auditório da FETIPA em Belém-PA, dando grande contribuição para o debate sobre o engajamento das mulheres na política, no trabalho e no movimento sindical no Estado. A mesa de abertura esteve composta pelos companheiros da NCST estadual, Marivaldo Nazareno, Presidente da NCST/PA e José Jacy Aires - Diretor para Assuntos Parlamentares e também Presidente da FETIPA, Secretária Nacional para Assuntos da Mulher, Sônia Zerino, Presidente do Sindicato dos Oficiais Marceneiros de Icoaraci - Belém/PA (SONTIMABE) Cintia Cristina e também Secretária para Assuntos da Mulher NCST-PA/AP e Amaury Presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Vestuário (Belém/PA)


O evento contou com trabalhadoras e dirigentes sindicais de diversas categorias, além de lideranças femininas dos movimentos sociais (locais e nacionais). O encontro foi um momento onde as mulheres, discutiram entre si anseios e necessidades, além de estratégias para ampliar e melhorar sua organização na política e no sindicalismo. 



A atividade contou com uma exposição da Secretária Nacional para Assuntos da Mulher, Sônia Zerino, que abordou o tema "Mulher e Trabalho", em seguida, o tema em discussão foi "As mulheres nos espaço de Poder”, cuja exposição foi feita pela Leny Campelo - Presidente da federação de mulheres do Estado do Pará é a única mulher candidata a Prefeitura de Belém. Ela destacou as dificuldades encontradas pelas mulheres para uma maior participação neste espaço, “a questão passa muito pelo cultural; nós, mulheres, nunca fomos incentivadas a entrar na política”.

O encontro foi muito produtivo. Sentimos nas colegas que participaram o desejo de se integrar mais às lutas contra a discriminação, pela igualdade de oportunidades e em busca de maior participação das mulheres nas instâncias de poder.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário